0

Black Friday, excelentes oportunidades para seu negócio

Antes de iniciar, me permita uma questão: é vantajoso para seu negócio participar da Black Friday? Pense nisso por um instante…

A “Sexta-feira Negra” é uma excelente oportunidade para se desfazer daquele estoque encalhado, trabalhar promoções atraentes ou até mesmo maquiar preços (Não! não faça isso. É crime!). Para o comércio em geral parece bastante tentador. Casa cheia, centenas ou milhares de pessoas comprando, dinheiro entrando no caixa.

Mas é só isso? A resposta para a maioria dos negócios, principalmente os pequenos, é: sim. Não que esta seja a resposta certa, mas pelo fato de que muitos não sabem aproveitar corretamente as oportunidades que esta data propicia.

Infelizmente muitas empresas participam da Black Friday pelos motivos errados. “Modinha”. “Todo mundo está fazendo, vou fazer também”. “Preciso de dinheiro urgente”. Estas são algumas justificativas que já ouvi.

Em primeiro lugar você deve ter claro se a política de descontos faz parte da cultura da sua empresa. Afinal, Black Friday nada mais é que um dia de descontos agressivos (pelo menos deveria ser assim). Se – e somente se – você julgar relevante aplicar estes descontos, é um bom sinal para entrar na “onda”. Após isso, verifique se você tem condições de oferecer estes descontos. Mas não seja apenas mais um. Ofereça descontos de verdade. 5% em dia de Black Friday é uma piada! De muito mal gosto, diga-se…

Black Friday ou Black Fraude? Faça a primeira. Fuja da segunda!

E por “ter condições” quero dizer: suportar o possível movimento acima da média, ter estoque suficiente, ter ciência de que o desconto tem um custo para você dentre outros.

Tendo decidido participar da mega promoção, é hora de pensar nas vantagens que você pode tirar sobre isso. Não é vantagem no sentido “sacana” da palavra, mas sim de alavancar vendas e negócios futuros. Vamos lá!

Se você consegue levar um grande número de pessoas ao seu estabelecimento, tenha em mente que grande parte dele é formada por novos consumidores. Provavelmente muitas pessoas que jamais entraram em sua loja. Este é o momento ideal para criar um banco de dados e posteriomente iniciar um relacionamento com eles. Vai uma dica de ouro: após passado todo este movimento, envie uma mensagem para seu cliente perguntando se ficou satisfeito com a compra, se gostou do produto, ou até mesmo questionando como foi a experiência em sua loja. Nunca se esqueça: informação é poder! O mínimo que você deve fazer é enviar uma mensagem agradecendo por ele/ela ter visitado sua empresa (acredite, a maioria absoluta não faz isso!).

Encante seu cliente e ele se encarregará de trazer outros

Não se esqueça do seu atendimento. Atender bem o cliente não é um diferencial. É obrigação. Você precisa encantar! A experiência do cliente deve ser algo positivo, seja na recepção do mesmo, na abordagem, venda, pagamento, saída da loja e até no pós venda. Encantar! Esta é a palavra de ordem. É o que vai fazer o cliente voltar e trazer outros com ele. Encantar o cliente! Faça isso virar um mantra em sua empresa.

Você precisa saber que muita gente compra nesta data por impulso. Aproveita o preço baixo e sai comprando. Isso pode gerar arrependimento depois. A troca de um produto comprado em loja física nem sempre tem amparo na lei – a maioria das vezes é cortesia do lojista. Mas e quanto à Black Friday e as compras por impulso? Já pensou em como contornar a situação caso o cliente queira fazer uma troca? É bom ter uma solução para isso, mesmo sabendo que você não tem esta obrigação.

Se, enfim, você decidiu participar da Black Friday, faça disso um momento vantajoso para sua empresa. Não apenas em um dia de descontos, mas tenha um plano estratégico para um retorno a médio e até longo prazo.

Danilo Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *