0

Faça do Reclame Aqui o maior aliado da sua empresa

Antes de iniciarmos, me permita uma pergunta: você já pesquisou sua empresa no Reclame Aqui?

Recentemente fiz uma enquete entre meus seguidores nas redes sociais. A pergunta era: você tem medo do Reclame Aqui? Para minha surpresa (e espanto!) o número de respostas “sim” superou em quase o dobro as respostas negativas. Fui tentar entender o motivo para tanto medo assim e cheguei a algumas conclusões interessantes. Claro que esta conclusão não tem qualquer valor científico ou reflete a verdade absoluta. Acho que nem precisava dizer isso…

Mas afinal, o que é o Reclame Aqui?

Se você tem um negócio e não sabe do que estamos falando, tenho pena de você! Mas vamos lá, sempre é tempo de aprender. O Reclame Aqui (RA) nada mais é que um portal onde as pessoas fazem reclamações sobre empresas, produtos ou serviços com os quais tiveram algum tipo de relacionamento. Simples assim! Só que não.

O portal cresceu de uma forma tão absurda que passou a ser uma opção natural ao se buscar informação sobre algum negócio. Eles disponibilizam diversas opções que facilitam e muito a vida do consumidor. E, de certa forma, pode fazer muitos empresários perderem o sono… Mas calma, nem tudo está perdido.

Nem tudo está perdido!

Lembra aquela pergunta lá do início? Se sua empresa “ainda” não faz parte do RA tenha certeza, é só uma questão de tempo. Mas isso não é motivo para arrancar os cabelos. Ao contrário, você pode fazer do Reclame Aqui um grande aliado para seu negócio. Como assim?

Se você ainda não está lá, faça o cadastro de sua empresa imediatamente. É a única forma de ser notificado caso façam alguma reclamação. Caso já tenha alguma reclamação sobre sua empresa e você não tem cadastro, entre em contato com eles e solicite que seja feito o cadastro em seu nome. Lá na página tem todas as informações de como proceder.

Mas enfim, como um portal de reclamação pode ser meu aliado?

Simples, muito simples. Faça dele mais um canal de comunicação com seu público. Analise toda e qualquer reclamação sobre sua empresa. É claro que não vivemos em um mundo perfeito e nem sempre a gente consegue agradar. Então vai ter gente reclamando injustamente, vai ter reclamação sem sentido enfim, você está sujeito à todo tipo de situação.

Mas o mais importante: nunca deixe de responder aquilo que estão dizendo sobre sua empresa. Seja uma reclamação procedente ou não, responda. Busque uma solução que seja justa para ambas as partes (você e seu cliente), mostre interesse em resolver os problemas que surgirem.

O portal tem alguns indíces e é importante que eles estejam positivos para sua empresa. Assim, sempre que alguém te buscar vai ver que você, embora imperfeito, se esforça para resolver os problemas que surgem. Se preocupa com seus clientes. Seus números positivos vão trabalhar ao seu favor!

Lembre-se: por se tratar de um serviço relevante, há um bom tempo no mercado e de grande impacto, o posicionamento do site nos resultados de buscas é muito bom. Não é raro o Reclame Aqui aparecer antes da própria empresa nas buscas. Imagina se sua empresa está com uma péssima reputação por lá…

Sobre as conclusões da minha pesquisa

A maioria absoluta das pessoas disse ter medo do Reclame Aqui justamente por conta de que sua empresa pode estar mal por lá. Diante disso eu perguntei quais ações estavam sendo tomadas quanto a isso e, pasme, a resposta era “nenhuma”. Algumas pessoas disseram “não ter tempo para acompanhar isso” e outras chegaram a dizer ser inútil este tipo de serviço. Bom, cada um tem o direito de pensar o que quiser. Mas quando o negócio fechar as portas, não adianta murmurar…

Danilo Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *