0

Google Mobile-First Index e como isso pode afetar meu negócio

Google Mobile-First Index, a mudança que pode deixar muita gente de fora dos resultados de buscas.

Recentemente o Google anunciou que está em fase de testes uma grande alteração em seu algoritmo. Trata-se do “Google Mobile-First Index”, uma mudança que visa priorizar sites com versão mobile.

Atualmente o número de buscas a partir de dispositivos móveis é muito superior às buscas realizadas no desktop. Essa alteração na forma de busca não é recente, tanto que o sites responsivos já são melhores rankeados. Mas afinal, o quê muda? Antes de responder, vamos entender alguns conceitos básicos.

O que é indexação?

Os bots dos mecanismos de busca vasculham seu site em busca de informações. Os textos, imagens, vídeos, links e tudo mais que compõe seu site são analisados e “catalogados”. Assim, sempre que alguém busca por algo, o sistema verifica qual informação é mais relevante e apresenta os resultados. De acordo com diversas variáveis seu site será melhor posicionado ou não. Uma dessas variáveis já é ter uma versão mobile.

O que muda com essa atualização?

Ainda que já exista uma prioridade em cima do mobile, a indexação vem sendo feita baseada na versão desktop dos sites. Assim que for implementada esta alteração, a busca se baseará exclusivamente no versão mobile. Ou seja, ao invés de indexar a versão desktop, o Google passará a indexar a versão mobile.

Meu site não é mobile, vou ficar de fora?

Possivelmente sim! Se antes o mobile era considerado apenas um fator de rankeamento, com a mudança, ele passar a ser primordial. Então, nobre leitor(a), corra para as montanhas! Ou melhor, providencie o quanto antes uma versão mobile do seu site.

Se você deseja continuar sendo encontrado, está na hora de revisar seu site. E não apenas transformar o que já tem em uma versão mobile, só isso não basta. É necessário, e muitos casos, refazer toda estrutura, revisar informação e implementar outras estratégias de SEO. Alterações, estas, que certamente vão possibilitar melhor rankeamento e consequente maior visibilidade do seu negócio no mundo virtual.

Quer saber se seu site está preparado para as novas mudanças do Google? Receba uma consultoria totalmente gratuita sobre a “saúde” do seu site e como melhorar seu rankeamento.

Envie agora mesmo uma mensagem via WhatsApp para meu número 19 98337-8465 ou mande um email para dimiguel@gmail.com. Eu quero te ajudar a se posicionar melhor para seus clientes.

Danilo Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *