0

Já fez seu planejamento para 2018 ou vai deixar para a última hora?

Quando se trata do seu negócio, você já fez seu planejamento para 2018 ou vai deixar (mais uma vez!) para a última hora?
 
Tenho conversado com diversos empreendedores, de todos os segmentos e dos mais variados portes, e tenho ouvido de alguns deles: “2017 foi um ano terrível”, “pretendo apagar este ano da minha história”, “não vejo a hora de acabar o ano” e coisas do tipo.
 
Coincidentemente – ou não – as opiniões acima foram dadas por pessoas que, ao questionadas, afirmaram não ter se planejado corretamente para o novo ano.

Quem se planeja, tem maiores chances de se dar bem

Por outro lado, a afirmativa “2017 tem sido um ano sensacional” é comum entre aqueles que disseram ter feito um planejamento bem detalhado para seus negócios.
Sabe o que isso significa? Que quem faz planejamento tem grandes chances de ter sucesso! É evidente que não existe fórmula mágica afinal, tem coisas que fogem ao nosso controle: questões políticas, ambientais, sociais e até alterações climáticas, para citar apenas algumas delas. Porém, ainda para estes casos, quando se tem um bom planejamento, é possível passar ileso ou, pelo menos, com o menor dano possível.
 
Responder algumas questões como:
 
– Quanto pretendo aumentar meu faturamento em 2018?
– Quais canais utilizar?
– Como atingir mais público? ou Como ampliar meu faturamento com o público atual?
– Expandir ou desinchar?
– Criar novos produtos ou tirar alguns de circulação?
– Dentre outras
 
Podem te ajudar a começar a rascunhar algum planejamento.
 
Depois de ter algo em mãos procure se alinhar com seus stakeholders. Lembre-se: sozinho não chegamos muito longe!
 
Não deixe para começar a pensar nisso e se planejar depois da virada do ano. Pode ser tarde demais. Estamos falando do seu negócio, do seu “ganha pão”, não importa se você trabalha sozinho(a) ou tem algumas centenas ou milhares de funcionários. Planejamento pode (e vai!) te ajudar muito.
 
O mais interessante é chegar ao final do ano e rever tudo. Analisar onde acertou, aprender com os erros, verificar onde pode melhorar ainda mais enfim, ter controle sobre o destino da sua empresa. Lembre-se: é você quem está no comando.
 
No mais, Feliz 2019 para você também! (sim, já tem gente se planejando para os próximos 2, 5, 10 anos) =D
 
Precisa de ajuda para dar início ou executar seu planejamento? Mande agora mesmo uma mensagem para mim que juntos podemos traçar novos rumos para seu negócio! Meu WhatsApp 19 98337-8465

Danilo Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *