0

Marketing digital não existe

Marketing Digital não existe. É Marketing (ponto final).

– Mano, você tá ficando louco? Como assim marketing digital não existe?

Calma aí, nobre perguntador(a)! Vamos aos fatos. Para dar início à conversa, você sabe o que é marketing? Usando o “resumo do resumo”, marketing (ou mercadologia ou, ainda, mercância) nada mais é que estudo de mercado.

– Mas bá, tche! Como assim?

Explicando de uma forma bem simplista: é o marketing quem liga o produto certo ao público ideal. Neste meio existem algumas coisas como pesquisas das mais diversas, procurando sempre entender o público consumidor e criar novos produtos ou, ainda, adaptar o produto que já existe de forma a atender melhor o consumidor deste, dentre outras tantas ações possíveis. Mas antes de continuarmos, vamos falar um pouco do que o marketing não é.

O que o Marketing não é

Marketing não é propaganda ou publicidade. Definitivamente! Embora o marketing use da propaganda para ações de comunicação, só fazer propaganda não significa que você está fazendo marketing.
Marketing não é atendimento. É claro, o marketing pode (e deve!) orientar seu atendimento seja com treinamento e capacitação, mas fazer um bom atendimento não é fazer marketing.
Marketing não é fazer anúncio no Facebook. Preciso explicar? Tá bom, continua lendo que você vai entender…

Estes são apenas alguns poucos exemplos de ações que comumente as pessoas se confundem como sendo marketing. Claro, todas elas (e muito mais) fazem parte daquilo que o marketing pode fazer por sua empresa.

– Uai, mas e o marketing digital, como fica?

Eis a questão! “Marketing digital” é apenas um nome bunitinho que colocaram em ações realizadas no mundo ~ imagina ~ digital! Nada mais que isso. Ações que geralmente nada tem a ver com marketing, mas sim com comunicação. Por exemplo publicidade em redes sociais. É claro que o Facebook te dá excelentes ferramentas para segmentar seu anúncio mas se você não conhece seu público-alvo, de que adianta segmentação? E adivinha de quem é o trabalho de descobrir ou definir o público-alvo? Se você respondeu marketing, acertou mizerávi =D

Outro erro comum é acreditar que marketing digital é apenas anunciar no Facebook ou no Google. O negócio é muito maior que isso. Claro, no final das contas tudo se resume em sua marca aparecer para o público certo e vender cada vez mais.

Marketing Digital nada mais é que Marketing… só que Digital!

Podemos assumir que o marketing digital nada mais é que uma das vertentes do marketing. Eu arriscaria dizer que marketing digital na forma como o vejo na maioria das vezes não passa de publicidade digital. Claro, tem quem faça o marketing digital da forma correta (com estudo de mercado, segmentação correta, etc, etc, etc).

Então quando digo que marketing digital não existe, estou alegando que todo mundo que pensa assim está errado e só eu estou certo? Claro que não. Só queria chamar sua atenção para o fato de que apenas fazer anúncio digital não vai resolver sua situação e te tornar rico da noite para o dia. É preciso conhecer o mercado onde você atua ou pretende atuar, oferecer o produto certo pelo preço correto, criar uma marca e fazê-la ficar em evidência, comunicar de maneira correta enfim, é necessário trabalho, muito trabalho.

Por isso na hora de procurar quem possa te auxiliar neste processo não se contente com aquela empresa que oferece apenas soluções digitais. Se você quer resultado de verdade, busque uma parceria que te garanta resultados. E isso só é possível aliando o mercado digital ao “mundo real” afinal de contas suas ações online devem ser refletidas no offline, e vice-versa.

Danilo Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *