0

Quanto devo investir em marketing digital?

Quanto devo investir em marketing digital? Esta é uma pergunta muito frequente. A resposta mais simples é: depende! Sim, alguns fatores devem ser levados em conta antes de responder essa questão. Vamos analisar alguns deles. Lembrando que este artigo não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas abordar apenas algumas situações mais comuns.

Não vou abordar aqui os valores referentes à prestação de serviço. A empresa pode ter um funcionári dedicado (ou não) para este serviço, pode contratar um freelancer ou até mesmo uma agência. Por conta destas variáveis, não vou abordar esta questão aqui. Apenas a título de curiosidade, o custo com mão de obra pode variar de um valor fixo com funcionário, ou começar em algo próximo de R$ 300,00 por mês com uma contratação de freelancer ou uma agência. Neste último caso, costumo dizer que “o céo é o limite”. Calma, não se assuste 😉

Investimento em marketing digital: escolha os canais corretos

A primeira e mais importante coisa a se fazer é definir os canais. Para isso é necessário conhecer seu público. Depois de definido o público, é hora de saber onde ele está. Quais as redes sociais mais utilizadas por seu público? Formas de contato preferenciais: WhatsApp, mensagens diretas, Messenger, SMS, telefone? Estes dentre outros fatores precisam ser verificados antes de dar início na sua comunicação.

Um bom website é algo primordial, independente dos demais canais.

Por que investir em um site, se as redes sociais estão aí cheias de gente?

Vou ser bem direto: o site é seu, a rede social não! Imagina o seguinte: você constroi toda sua audiência apenas no Facebook e amanhã a rede resolve tirar sua página do ar. O que aconteceria com seu negócio? Na rede social você não tem nenhum poder sobre os dados, no seu website sim. Então coloca aí no seu planejamento de marketing digital o investimento em um site.

Sobre a qualidade deste site, falarei em outro artigo.

Quanto devo investir em marketing digital ou, quanto estou disposto a investir

Sempre que me procuram com esta questão minha resposta é em forma de pergunta (embora eu saiba que não devo fazer isso). “Quanto você PODE investir?”. Cada negócio tem uma necessidade, ou uma “dor”, como dizem por aí. Qual a sua dor?

Tenho caso de cliente que tem urgência em fazer uma divulgação. Neste caso, para alcançar um bom número de pessoas em pouco tempo, é necessário ter que dispor de um pouco mais de verba.

Porém tenho casos de clientes que estão trabalhando apenas sua marca, o famoso branding. Como se trata de algo a médio e longo prazo, procuro sempre otimizar o budget de acordo com um prazo razoável.

Redes sociais, qual a melhor?

Antes de fazer esta pergunta, leia este artigo (“Você sabe falar a “língua” dos seus clientes?“), se ainda não o leu. Depois responda: seu negócio precisa mesmo estar nas redes sociais? É evidente que na maioria absoluta das vezes a resposta é sim. Então vamos tomar esta resposta positiva como verdadeira para o seu caso.

Quanto à redes sociais, não existe a melhor ou a pior. Existe a rede em que estão seus clientes. Tenho visto muitas empresas usarem da estratégia de apostar em todas elas (Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Music.ly, etc, etc, etc). Tem até o caso de um grande magazine que usou do Tinder para ampliar sua presença online.

Dependendo do seu nicho e do tamanho do seu negócio, estar em todas ou muitas redes sociais é algo desnecessário. Investimento em tempo e dinheiro para talvez não ter o retorno desejado. Por exemplo, o Instagram hoje é uma das redes mais usadas. Mas o grande público é formado de jovens. Se seu produto é voltado para um público com idade acima de 40 anos, já não é uma grade apostas estar por lá.

Celebridades no marketing digital. Um mal desnecessário.

Recentemente vi em um programa da tv, deste onde as pessoas buscam ajuda de investidores, um pedido de 4 milhões de reais. A pergunta mais que óbvia foi onde esse dinheiro seria investido. A resposta, para espanto de todos, era de que metade seria investido em marketing digital. O empreendedor disse que já havia contratado uma celebridade e estavam fazendo algumas peças. Como assim?!?

Se você tem uma verba estratosférica disponível, não há mal algum em “torrar” com celebridades. Grandes marcas fazem isso com maestria. Mas é necessário? Uma personalidade conhecida traz certo prestígio para sua marca e isso é bom. Mas lembre-se: a internet é dinâmica e geralmente as pessoas não tem muito tempo para ficar admirando alguém.

Então ao invés de se preocupar em ter verba para contratar uma celebridade, pense e execute ações práticas, otimizadas para seu negócio. Só como exemplo conheço o caso de um salão feminino que aumentou seu faturamento em 400% somente por postar fotos das mãos “feitas” logo após o serviço executado. Nada de fotógrafo profissional, nada de estúdio com iluminação própria, modelos, etc, ou grandes investimentos. Simplesmente fotos feitas pelo celular postadas diretamente no Instagram. Sem manipulação, sem Photoshop, sem nada.

Investir em influenciadores é uma excelente oportunidade. #sqn

Windersson Nunes é hoje o maior “influencer” no mundo digital. Seu canal no Youtube é o maior do Brasil e o segundo maior do mundo. Quer dizer que qualquer ação com ele é garantia de sucesso! Não, não é.

Pergunte para sua mãe, seu pai, seu avô (sim, eles também estão na Internet) se eles sabem quem é esse tal de Windersson. Se a maioria das respostas for não, nem precisa dizer que qualquer campanha com ele é garantia de sucesso. Volto a repetir: conheça seu público! Se não, você corre o risco de jogar dinheiro no lixo…

Mas e aí, quanto devo investir?

Como disse no início, não pretendia esgotar o assunto neste artigo. É bem mais complexo que isso e é sempre importante fazer uma boa avaliação antes de movimentar qualquer dinheiro.

Eu sempre faço um bom briefing com meus clientes, ou uma sessão de consultoria quando estou com um prospect, para conhecer exatamente o que ele deseja e, principalmente, até quanto está disposto e tem condições de investir.

Já tive caso de campanha com apenas R$ 40,00 ter um retorno muito acima do esperado, bem como já tive campanha com alguns milhares de reais (sim, com o resultado esperado).

Quanto se trata de marketing digital, particularmente costumo dizer que o bolso é o limite=D

Vamos descobrir a melhor estratégia de marketing digital para seu negócio. Me chame agora no WhatsApp e vamos trocar umas ideias. Meu número: 19 98337-8465

Danilo Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *