0

Você sabe falar a “língua” dos seus clientes?

Antes de começar, permita-me (mais) uma pergunta: você conhece seus clientes?

Existe uma grande marca de óculos de sol, com foco no público jovem, bastante “cool”, descolada. Imagina se esta marca ao invés de vendedores tatuados, cheios de piercings e com linguajar contemporâneo, coloca-se vendedores de meia idade, vestidos de ternos de fino corte, ostentando polidos sapatos de couro envernizado, usando de vernáculo sem mácula. Como seria? É, nem precisa dizer nada…

A comunicação de sua marca, seja ela falada, escrita ou visual, deve ser coerente, precisa estar ligada diretamente com seu propósito e, acima de tudo, falar o idioma do seu público-alvo. Para isso, responda agora a pergunta do início: você conhece seu público/clientes?

Não se arrisque a querer atender todo mundo!

Não dá para dizer que você pretende trabalhar com todo tipo de público. É necessário ter definido aquele que estará ligado diretamente aos seus resultados. A tal marca citada no exemplo acima tem um posicionamento muito bem definido: vender óculos de sol para jovens. E não é qualquer jovem. Um rapazote mais puritano por certo nem se aproxima de um quiosque deles… Isso é posicionamento.

E pelo posicionamento você define a “língua” que irá falar. Este é um caminho que pode ser de duas vias: ou você define seu público (o que é mais comum) ou seu público te define. Em ambos os casos você precisa conhecer muito bem com quem está se comunicando para fazê-lo de forma eficiente.

Conhecer seus clientes é fundamental

Seu público pode ser definido de diversas formas: faixa etária, gênero, classe social, etc, e até (por que não?) por causas sociais. Existem marcas se especializando no público vegano, para citar apenas um exemplo. Definir um público-alvo não é se limitar, até porque você não vai se negar a atender quem não se encaixe neste público. Mas é oferecer algo específico, especializado. Depois de definido seu público, identificar e falar a “língua” dele fica bem fácil!

Danilo Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *